Blasfemar é atitude que deve, a todo custo, ser evitada, pois muito entristece ao Senhor Deus.
Entretanto, para que você não caia nesse pecado, é preciso conhecer a fundo o que de fato vem a ser blasfemar.
Nesse sentido, a Bíblia está repleta de passagens que tratam desse tema, nos ensinando como devemos nos comportar para evita esta atitude que tanto desagrada ao Pai.
O que significa blasfêmia?
A palavra blasfêmia é originária do latim blasphemia,ae e significa algo como uma ofensa ou injúria.
Blasfemar é falar coisas ruins sobre algo ou alguém.
Com certeza muitos de nós já fizemos isso, contudo, Blasfemar contra Deus e seus ensinamentos é um pecado de grande magnitude que não deve ser cometido nunca.
O que é blasfêmia contra Deus?
No Antigo testamento a blasfêmia era entendida como uma injúria contra o próprio Deus, portanto, blasfemar era algo proibido.
Em vários versículos é possível perceber que a atitude de blasfemar é demonstrar total desapreço pelas coisas do Pai, contando coisas mentirosas sobre Ele.
Isso pode ser visto no versículo abaixo, quando os fariseus alegaram que aquilo que Jesus fazia estava atrelado a coisas satânicas.
Mas, quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios“. (Mateus 12:24).
Isso era algo tão grave que a pena para tal pecado era a morte.
Diga aos israelitas: Se alguém amaldiçoar seu Deus, será responsável pelo seu pecado; quem blasfemar o nome do Senhor terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto. (Levítico 24: 15-16)
De fato, a blasfêmia era algo tão desrespeitoso para Deus que Ele punia tirando a vida de quem cometia tal ato.
Imagine um pai, que cria com muito carinho um filho, dá-lhe tudo de mais maravilhoso e este filho, em pura ingratidão, faz injúrias contra este Pai que outrora dedicou-lhe tanto amor. Que situação terrível, não?
Por isso, nosso Pai era tão imperioso quando o pecado se tratava de blasfêmia.
Blasfêmia tem perdão?
Sim, nosso Deus é tão maravilhoso que está sempre disposto a perdoar, caso nos arrependamos.
Assim, caso alguém proferisse uma blasfêmia, mas se arrependesse de coração e pedisse perdão, Nosso Senhor perdoava com toda a sua benevolência.
Qual é o pecado que não tem perdão?
Entretanto, existe um único pecado citado na Bíblia para o qual Deus não admite perdão: a blasfêmia contra o Espírito Santo.
“Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha. Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir. (Mateus 12: 30-32)
O que é uma blasfêmia contra o Espírito Santo?
Blasfemar contra o Espírito Santo é negar todo o evangelho. É desacreditar toda a palavra do Pai.
É ignorar todos os seus ensinamentos, tratando-os como se fossem mentirosos.
Só uma pessoa completamente sem Deus é capaz de cometer tal atrocidade.
Rejeitar toda a benevolência do Pai e ignorar todo o amor e Perdão concedido. Este é um ato de blasfêmia contra o Espírito Santo e, quanto a isto, definitivamente, não há perdão.
Mas porque não há perdão? Veja bem, esta é uma situação na qual Deus não pode fazer mais nada, pois a própria pessoa escolheu ficar no pecado e morrer com ele. Então, simplesmente não há perdão para quem não acredita nele.
Como é possível Deus Pai perdoar aquele que não crê na força do seu perdão e que, além disso, declara guerra aos seus ensinamentos?
Definitivamente, não há nada a ser feito.
Versículo sobre blasfêmia na Bíblia
E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. (Apocalipse 13:6)
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós (Efésios 4:31)
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. (Daniel 3:29)
E quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfêmia, de que for testemunha, seja porque viu, ou porque soube, se o não denunciar, então levará a sua iniquidade.
(Levítico 5:1)