O que é Escatologia e o que diz o discurso escatológico?

A escatologia é um ramo de estudo da Teologia que promove uma reflexão acerca dos acontecimentos do fim do mundo.

A palavra origina-se da junção de dois radicais gregos,  éskhatos que significa “último” e “logia” que quer dizer estudo, formando algo com o sentido de “estudo das últimas coisas”.

Para a doutrina cristã, o fim do mundo é um dos eventos mais estudados e aguardados, pois é a partir dele que haverá renovação, com o retorno de Cristo Salvador.

o que é Escatologia

De fato, este é um grande momento para igreja Cristã que é profetizado desde os seus primórdios e para o qual a Bíblia deixa diversos ensinamentos como forma de preparação.

O que é escatologia bíblica?

Desde os tempos pretéritos da igreja cristã, é pré-anunciado o retorno de Cristo e, junto a isso, o fim do mundo como o conhecemos.

Nesse sentido, a escatologia bíblica se dispõe a estudar e desvendar todos os mistérios inerentes a esta temática, identificando os principais profetas, conjecturando os significados das maiores profecias e preparando os escolhidos para a nova vinda do Rei.

O que é discurso escatológico?

Foi na comunidade de Marcos que surgiram as maiores reflexões escatológicas da Bíblia. No capítulo 13 deste evangelho é possível perceber um forte “Discurso Escatológico”. Vamos observar os dizeres desse trecho:

“E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!
E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.” (
Marcos 13:1,2)

A partir de então, Jesus reúne seus discípulos no monte e profetiza acerca do tempo do fim.

Para muitos, são detalhes assustadores, afinal coisas terríveis são preditas por Cristo, contudo Ele deixa sua promessa:

“E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.
E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.” (
Marcos 13:26,27)

 O que diz a escatologia

A escatologia nos alerta sobre os eventos citados por Cristo. É ela a responsável por nos mostrar a profecia se cumprindo.

É no estudo escatológico bíblico que podemos perceber quais das profecias se cumpriram e quais ainda estão por vim.

É na reflexão sobre esses acontecimentos que encontramos a verdade de Cristo, quando pregou para que nos preparássemos para este momento infortúnio.

“Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares.

E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras.” (1 Tessalonicenses 4:16-18)

Por isso, ande nos caminhos do Senhor e seja um escolhido, para assim ser arrebatado no tempo do fim.

O que é escatologia inaugurada e escatologia futura?

significado de Escatologia

A escatologia bíblica estuda profecias de 3 momentos distintos: as profecias para as quais já houve cumprimento, aquelas que estão em andamento e as que ainda irão se cumprir.

Isso fez surgir uma subdivisão de estudos denominadas de “escatologia inaugurada” e “escatologia futura”.

Na escatologia Inaugurada estuda-se o momento atual do reino de Deus, bem como as profecias encontradas no Antigo Testamento, que tratavam da primeira vinda de Jesus. Como pode ser visualizado neste trecho de Gênesis.

Gênesis 49,10: “Não se apartará o cetro de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence por direito, e a quem devem obediência os povos”.

Já na escatologia futura, como sugere o próprio nome, são abordados eventos relacionados a segunda vinda do salvador e tudo que ocorrerá neste período.

“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.” (Lucas 21:25)

O que é escatologia para a Igreja Católica?

A igreja Católica baseia-se na dicotomia céu-inferno, portanto, seus estudos escatológicos são direcionados para esta temática.

Lá é possível encontrar o conceito de purgatório, local onde os escolhidos serão purificados.

Para a igreja católica, a escatologia está ligada à esperança do retorno de Cristo, pois ele curará todos os males, entretanto, para ganhar essa cura e livrar-se da condenação do inferno, é preciso andar nos caminhos do Senhor.

Curso de escatologia

Na internet é possível encontrar vários cursos que tratam da escatologia. Vale à pena conferir para ampliar seus conhecimentos sobre este importante tema.

link do curso : https://www.cursou.com.br/geral/escatologia/

Sobre o curso

“Neste curso online, os alunos poderão entender melhor o “fim dos tempos” de acordo com o cristianismo. Ao longo do curso os alunos estudarão trechos da bíblia e também poderão entender melhor alguns aspectos históricos.” (Cursou, 2018)

Curso de Escatologia Bíblica ( Pentecostal )

Link do curso: https://www.wreducacional.com.br/curso-de-escatologia-biblica-pentecostal

Sobre o curso:

Estude o curso de Escatologia Bíblica ( Pentecostal ) Grátis com certificado válido em todo Brasil. Curso grátis online de Escatologia Bíblica ( Pentecostal ).

Curso de Escatologia – Doutrina das últimas coisas.

Link: https://ctecvidacrista.com.br/curso/curso-de-escatologia-biblica/

Sobre o curso:

Escatologia Bíblica é um Curso TOTALMENTE à Distância (EAD).

Permite que através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o aluno realize o curso conforme sua disponibilidade de horários, dias e local.

Conhecer para fortificar

É sempre de suma importância que aprofundemos nossos estudos bíblicos, sobre os mais variados temas, a escatologia é um deles.

Lembre-se, o juízo final pode estar próximo, mas Deus deixou todos os ensinamentos para que sigamos firmes com Ele, por isso, adquira conhecimento e fortifique sua fé em Cristo.

COMPARTILHE!