Os humilhados serão exaltados: existe esse versículo na Bíblia?

A expressão “os humilhados serão exaltados” é corriqueiramente utilizada para acalmar o coração do homem em meio a tantas intempéries da vida.

Trata-se de um costumeiro ditado que vem sendo empregado por muitos jovens da atualidade, principalmente quando estes se encontram em uma situação financeira ruim.

Existe um grande boato que atribui a origem desta expressão à Bíblia. Entretanto, é preciso pesquisar um pouco mais a fundo, caso não se queira cair em algum equívoco.

É fato que as Escrituras Sagradas são repletas de frases criadas com o intuito de abrandar o coração dos aflitos e isto, sem sombra de dúvida, só revela o quão grandioso é o amor do Pai para com os seus filhos.

Contudo, é necessário ter sempre um olhar atento para estas palavras, de modo a não interpretá-las erroneamente.

“Os humilhados serão exaltados”: essa frase existe em algum versículo da Bíblia?

Na verdade, o trecho não se encontra em nenhum versículo bíblico na íntegra. Analisando com cautela o Livro Sagrado, o que se verifica são apenas referências que carregam um significado similar.

Por exemplo, como a que se vê em Ezequiel 21:26: “Assim diz o Senhor Deus: Tire o turbante e a coroa. Não será a mesma; os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.

Ou a que se elucida no novo testamento “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12; Lucas 14:11; 18:14).

Todos os trechos podem até ter um caráter equivalente ao da expressão utilizada cotidianamente, contudo carregam sentidos distintos, que precisam ser reconhecidos por um bom cristão.

humilhacao versiculo

Reflexão e estudo sobre a frase “os humilhados serão exaltados”

É na reflexão à luz da vontade do Senhor que se pode encontrar o verdadeiro sentido de suas palavras. Sempre peça ajuda em oração, para que ele ilumine o seu discernimento e você possa compreender mais atentamente.

No caso em questão, as diferenças entre o que está descrito no dizer popular e o que consta na Bíblia traz um importante contraste que em muito tem a ver com a situação dos dias atuais, nos quais o ter é mais importante que o ser.

Pare e observe. Geralmente, quando alguém se utiliza da frase os humilhados serão exaltados, está passando por alguma dificuldade financeira ou de cunho material.

Esta pessoa, ao externar a expressão, tenta consolar a si mesma, imaginando que futuramente essa dificuldade será sanada em virtude de todo o seu sofrimento no presente.

Ou seja, no futuro ficará mais rica e, com ar de superioridade, poderá exigir toda a exaltação tão comumente destinada a todos aqueles que possuem muitas riquezas.

Perceba que a “exaltação” da frase está intimamente ligada à questão material. Ora, se houver dinheiro, haverá felicidade.

Este é um dos pilares apregoados pelo mundo moderno, onde pessoas são medidas por aquilo que possuem e não pela essência de sua alma.

Reflita consigo. Em quantas situações você já não fez isso sem perceber? Analisou uma pessoa pelo que ela possuía, sem conhecê-la a fundo?

Ou quantas vezes você já se sentiu humilhado por ter menos que algum conhecido seu?

Dito isso, agora volte-se para as escrituras e analise melhor os trechos descritos acima. Com um olhar um pouco mais apurado, é possível perceber a diferença.

Enquanto no dizer popular há uma valorização do bem estar material. Nos versículos bíblicos, Deus procura alertar sobre a valorização do espírito, por meio da humildade.

Ao observar o contexto dos mesmo dizeres nas Escrituras, percebe-se claramente que se faz uma alusão à exaltação do espírito por meio da humildade, sem levar em consideração qualquer benefício material.

Lembre-se de que este é um dos maiores ensinamentos de Cristo: ser humilde em espírito.

O Pai eterno, em sua grandiosa sapiência, sabe o que é bom para os seus filhos. Por isso, a Bíblia está repleta de passagens alertando para a valorização do bem espiritual em detrimento do material.

Fique atento aos sinais do Senhor e não se deixe cegar pelas coisas do mundo. Situações ruins sempre podem acontecer.

Porém, não se esqueça que Deus sabe de todas as coisas e, para Ele, tudo tem um tempo certo.

Assim, reflita sabiamente sobre o real significado da expressão “os humilhados serão exaltados” e, ao empregá-la, tenha em mente que a verdadeira exaltação é aquela que eleva o espírito. Basta confiar que Deus a concederá.

Os humilhados serão exaltados

Frases e pensamentos sobre os humilhados serão exaltados para redes sociais

Exalte a Deus Pai e ele te livrará de toda humilhação.

Em meio a tormenta, seja forte e perseverante. Acredite que Deus é contigo e toda humilhação se tornará exaltação.

Se mantenha humilde e confie no Senhor, pois Ele exaltará todo aquele que humilhado for.

Levante e ande! Confie, pois contigo estará o Pai que sempre exaltará seus filhos humilhados.

E quando difícil for, seja humilde, confie e Deus te exaltará.

Não se deixe abalar pelas humilhações, confie na exaltação que Deus reservou para os seus filhos.

Acredite, Deus libertará você da humilhação.

Tenha fé no Pai e cada humilhação de hoje será uma exaltação de amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *