A Viúva de Naim: 3 lições valiosas dessa história

A Viúva de Naim é uma história de um dos milagres operados por Jesus Cristo. A história nos é apresentada em Lucas 7:11-16.

Este milagre aconteceu após Jesus Cristo curar um servo de um centurião.

E quando passa pela cidade de Naim, percebe que alguém está em grande sofrimento e precisando de sua ajuda. No caso, era a mulher conhecida como viúva de Naim.

a viuva de naim na biblia

A viúva de Naim

Neste artigo iremos te apresentar mais sobre este milagre e quais ensinamentos você pode retirar dele para a sua vida.

Leia também: 3 Lições importantes sobre a mulher do fluxo de sangue

Naim na Bíblia

Naim era a cidade em que estava a viúva. Pouco se sabe sobre a existência dessa mulher, apenas que sua vida estava ainda mais difícil por estar sem esposo e havia acabado também de perder o seu filho.

Antes da morte de seu filho, restava uma esperança para a viúva de que sua vida não caísse em desgraça. Afinal de contas, eram os homens naquela época os principais responsáveis por manter uma casa.

Ela acreditava que o menino iria crescer e assim lhe trazer felicidades, mas com sua morte, só lhe restava a infelicidade, por isso, ficava andando e chorando pelas ruas de Naim.

Onde ficava a cidade de Naim?

A cidade de Naim era considerada muito pequena, e o que se sabe é que estava localizada ao sul da Galileia.

Qual a idade do filho da viúva de Naim?

O filho da viúva de Naim tinha aproximadamente 17 anos. Isso porque ele é descrito pela Bíblia como alguém novo.

Ou seja, era uma pessoa jovem e que tinha um futuro muito produtivo pela frente, mas que acabou sendo interrompido de maneira brusca com a morte.

De que morreu o filho da viúva de Naim?

Não se sabe ao certo o que matou o filho da viúva de Naim, mas somente que algo lhe atingiu de maneira súbita.

Logo que Jesus chegou na cidade de naim, viu que estava acontecendo um cortejo fúnebre e foi ver quem é que acabava de morrer.

Veja ainda: Todo joelho se dobrará: uma reflexão sobre esse versículo

Como aconteceu a ressurreição do filho da Viúva de Naim

Quando Jesus começou a acompanhar o cortejo fúnebre, viu todo o sofrimento da viúva.

Que agora estava sozinha e provavelmente só lhe restaria passar fome e mendigar por alguma ajuda para conseguir sobreviver.

E assim, Jesus se aproximou dela e pediu para que não mais chorasse. Diante dos olhos das pessoas assustadas com aquele que acabava de interromper o cortejo, Jesus colocou suas mãos na maca que carregava o corpo e pediu para o jovem que levantasse.

E isso aconteceu de imediato, o jovem se sentou e começou a falar normalmente. Sua mãe, incrédula de que aquilo teria acontecido, rapidamente abraçou o seu filho e o recepcionou de volta à vida.

As pessoas se assustaram também porque até então Jesus ainda não tinha promovido nenhuma ressurreição. Somente depois ele traria da morte Lázaro e Jairo.

Assim, mesmo que elas já tivessem escutado falar de Jesus, sabiam de seus milagres sobre a cura, mas não de que era possível trazer alguém do mundo dos mortos.

Entretanto, todos perceberam o milagre que tinha acabado de ver e passaram a glorificar ainda mais Jesus Cristo.

3 lições sobre a história da ressurreição do filho de Naim

Podemos tirar algumas lições desta história.

Entre elas, que nada acontece por acaso. Jesus Cristo se deparou com o cortejo fúnebre logo que entrou na cidade de Naim, ou seja, Deus o colocou ali para que interrompesse o sofrimento daquela infeliz mulher.

Podemos aprender também que Deus é soberano sobre todas as coisas, inclusive sobre a vida e sobre a morte. Foi por meio de seu filho que ele tornou possível o milagre da ressurreição.

Veja mais: Todas as coisas cooperam para o bem: breve explicação

Por isso, não se pode desafiá-lo, Deus sabe o que faz e nos coloca diante de provações para que todos possamos aprender algo.

Não somente a viúva de Naim aprendeu com a operação deste milagre, mas também a todos aqueles que estavam na cidade e o presenciaram.

Um terceiro ensinamento que podemos tirar dessa história é que diante de todas as dores, Deus irá te mostrar um caminho mesmo diante do sofrimento.

Por isso, nunca se pode perder a fé, pois somente Ele pode nos guiar corretamente.

Vídeo contando a história da Viúva de Naim

Confira ainda: Armaduras de Deus: conheça seus significados e sua oração

COMPARTILHE!