Armaduras de Deus: seus significados e sua oração

A armadura de Deus citada em Efésios 6 é um instrumento sobre o qual você precisa tomar conhecimento, pois nos mostra que além de filhos, também somos chamado a ser soldados do Pai.

É com a Armadura de Deus que podemos ter uma vida vitoriosa contra as iniquidades e tentações do inimigo.

É por meio dela que encontramos forças e proteção para lutar contra o mal que assola o mundo, pois Satanás é um forte inimigo que precisa ser combatido todos os dias de nossas vidas.

armadura de deus

Nesse estudo demonstraremos a importância da Armadura de Deus e o seu significado para a vida de um cristão que vive nos caminhos do Senhor.

O que são as armaduras de Deus?

A armadura de Deus divide-se em seis partes cada uma com um significado distinto, são elas: Cingir-se da verdade, vestir-se da couraça da justiça, Calçar os pés com o Evangelho da paz, Embraçar o escudo da fé, Tomar o capacete da Salvação, Tomar a espada do Espírito.

Para que serve a armadura de Deus?

A luta contra o iníquo é voraz. Ele nos destrói facilmente com sua maldade, caso não estejamos fortes nos desígnios de Deus.

Leia ainda: Santa ceia do Senhor: quem estava presente e qual seu significado?

Por isso nosso Pai nos deixou sua armadura, para que travássemos a batalha diária de vencer o mal.

Assim, tal qual a armadura de um guerreiro da antiguidade, que tinha a função de proteger e fortificar, a Armadura de Deus nos protege e fortifica contra as forças do mal.

As armaduras de Deus e seus significados

Para compreender melhor o significado da Armadura de Deus, é preciso antes conhecer os elementos de uma armadura real, as utilizadas por antigos guerreiros.

armadura

Elas eram compostas de vários itens que protegiam lugares estratégicos do corpo, além de viabilizarem um contra-ataque adequado.

Os principais itens eram: o capacete, para proteger a cabeça; a couraça, que protegia o tronco e as costas; o cinto, aparato utilizado para servir de suporte para a espada e proteger de golpes baixos; o escudo, utilizado para a defesa de golpes desferidos pelo inimigo; a espada, instrumento de ataque; e as sandálias, para a proteção dos pés.

Deus utilizou esses elementos e, de forma simbólica, nos deixou seus ensinamentos sobre a armadura que deveríamos utilizar para combater o inimigo.

Cingir-se da verdade

O cinto, além de servir para guardar a espada, que é a palavra de Deus, protege contra golpes baixos.

Qual é o maior golpe baixo utilizado pelo iníquo: sim, é a mentira, pois é com ela que ele consegue destruir nossas maiores defesas.

Por isso Deus nos ordenou que ao vestirmos sua armadura, nos cingíssemos com a verdade, pois só ela nos libertara das tramas mentirosas do iníquo.

Vestir-se da couraça da justiça

A couraça era um item da armadura que servia para proteger o tronco. Qual um dos principais órgãos que se encontra neste espaço? O coração!

Sim, Satanás ataca nosso coração diariamente com suas artimanhas e quando nos deixamos levar, tornamo-nos pessoas sem a justiça do Pai.

Portanto, vista a couraça da Justiça e lute bravamente contra as investidas do mal.

Calçar os pés com o evangelho da paz

Já experimentou andar sobre brasas sem uma proteção adequada? Com certeza seus pés queimarão e feridas se formarão.

Para que possamos evangelizar, sempre se faz necessário que adentremos em território inimigo, só assim poderemos resgatar nossos irmãos para salvação.

Veja: Blasfêmia tem perdão? O que significa blasfemar contra Deus?

Contudo, adentrar em território inimigo sem proteção, é a mesma coisa que andar em brasas. Nossos pés sairão feridos e não teremos forças para promover o resgate.

Portanto, calce sempre seus pés com as sandálias do evangelho, pois ele te garantirá uma passagem tranquila e de paz pelo território do inimigo a fim de resgatar os oprimidos pelo mal.

Embraçar o Escudo da Fé

Quando alguém nos ataca com violência, qual a nossa primeira reação? Com certeza é levantar as mãos para se defender, como se nosso braço fosse um escudo.

Assim é o escudo da fé. Não para aparar socos e pontapés, mas para nos proteger de todas as injúrias que atentem contra nossa pai.

A pessoa que ergue o escudo da fé nunca se sente desamparada, pois acredita piamente na força e na proteção de Nosso Senhor.

Tomar o capacete da Salvação

Qual a função primordial de um capacete? Proteger contra impactos para que nosso cérebro não seja prejudicado.

É nossa mente quem comanda o nosso corpo e nossas ações. Em um instante que ela possa ser atingida, perdemos todo o controle.

Portanto, Deus, sabendo da importância da saúde de nossa mente, instituiu que usássemos o capacete da salvação, para que nenhuma interferência nos impedisse de seguir ao seu lado.

Tomar a Espada do Espírito

De todos os elementos da armadura de Deus, este é o único que nos fortalece para atacar diretamente o inimigo. Afinal, a espada é uma arma de ataque.

O Espírito Santo é a força mais poderosa do Senhor nosso Pai e com ela poderemos vencer qualquer iniquidade.

Por isso Deus pediu que usássemos a espada do espírito, pois força maior contra o inimigo não há.

Versículos bíblicos sobre armadura de Deus

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Efésios 6:11)

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efésios 6:13)

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6:14-16)

Oração da Ardura de Deus

Acompanhe nesse vídeo a oração da Armadura de Deus completa:

COMPARTILHE!