Santa ceia do Senhor: quem estava presente e qual seu significado?

A Santa Ceia do Senhor foi um evento muito importante registrado no novo testamento, no qual Jesus Cristo realizou um ceia junto a seus apóstolos.

Foi um jantar ocorrido na noite anterior à morte de Cristo e, por isso, carrega uma série de significados importantes para a tradição cristã, pois o próprio Jesus ordenou que a cerimônia fosse realizada sempre para lembrarmos do sacrifício Dele.

Contudo, apesar de ser uma das histórias mais conhecidas da bíblia, muitos cristãos ainda não compreendem o seu real sentido.

Neste estudo, faremos apontamentos sobre os principais significados encontrados neste importante evento.

Significado da Santa Ceia do Senhor

A Santa ceia ocorreu uma noite anterior à morte de Jesus na cruz. Neste dia foi quando ocorreu a terrível traição de Judas para com Cristo.

santa ceia do senhor

Também neste dia comemorava-se a páscoa judaica, festa que fazia alusão a um acontecimento ocorrido na época do Egito antigo, quando o povo hebreu era cativo e, para se livrar de uma das pragas, a da morte, usou o sangue de um cordeiro como proteção.

Leia ainda: Como desenvolver o Fruto do espírito em sua vida?

para relembrar que Cristo deu o seu sangue para nos salvar de todo pecado e nos livrar da morte, conforme cita João.

 “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” (João 6:51)

Qual é o dia que celebramos a Santa Ceia?

Na verdade, a Bíblia não faz menção a um dia específico no qual devemos realizar a Santa Ceia.

Por vezes, isso varia muito de igreja para igreja.

Entretanto, o que de fato importa, é obedecer a Cristo e pôr em prática, sempre que possível, este mandamento.

Confira também: Blasfêmia tem perdão? O que significa blasfemar contra Deus?

E este passou a ser o significado da Santa Ceia do Senhor, uma cerimônia

Afinal, assim Jesus ordenou que fosse feito, para que nunca nos esqueçamos o quão importante foi a sua morte e para que anunciemos o seu retorno.

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. (1 Coríntios 11:26)

Quem estava presente na santa ceia?

No dia da Santa Ceia estavam à mesa com Jesus Cristo todos os seu apóstolos.

Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. (Lucas 22:14)

E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. Mateus 26:20

E, chegada a tarde, foi com os doze. Marcos 14:17

Qual o propósito da santa ceia?

A Santa Ceia é a representação do sacrifício do Senhor Jesus Cristo.

Ele ordenou que a realizássemos sempre para nos lembrarmos da grandiosidade do seu amor por nós.

Este amor foi tanto, que Ele deu a própria carne e sangue para nos salvar de nossos pecados e, assim, nos possibilitar viver em eternidade com o Pai.

Aquele que relembra a Ceia do Senhor, tal qual Ele desejou, demonstra que recebeu em seu coração este sacrifício e que escolheu andar nos caminhos do Pai.

João 6:53-57

“Jesus lhes disse:

“Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.

Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.”

Como era a santa ceia na igreja primitiva

A prática de partir o pão e beber o vinho em consonância com os desejos de Cristo esteve sempre presente desde os primórdios da igreja Cristã.

Este fato pode ser verificado em alguns relatos bíblicos feitos por Paulo, nos quais ele faz referência direta aos símbolos da Santa Ceia como o cálice e a repartição do pão.

Veja: Vale de Ossos Secos: veja como surgiu e quais lições ele nos deixou

“Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.” (1 Coríntios 10:16,17)

Importância da santa ceia para os cristãos

A Santa Ceia é um momento de aceitação, no qual tomamos sempre consciência do sacrifício de Cristo por nós.

É momento de oração e de agradecimento que deve ser realizado conforme o próprio Jesus ordenou, para que nunca esqueçamos de viver em harmonia com ele e seus ensinamentos.

Existe a palavra santa ceia na bíblia?

Na verdade, não é possível encontrar a Expressão “Santa Ceia” na bíblia. O que se encontra realmente é a palavra Ceia ou o verbete “Ceia do Senhor”.

Contudo, por apresentar um precioso significado para os Cristãos, este acontecimento passou a ser relatado como um momento santo que, de tão importante, é realizado até os dias atuais.

Portanto, mesmo que a expressão Santa Ceia não esteja descrita na bíblia, dê um significado santo para este momento, relembre-o como Jesus ordenou, e se encha de vida por meio Dele.