Vale de Ossos Secos: veja como surgiu e quais lições ele nos deixou

Existe uma grande grande mensagem encontrada na história do Vale dos Ossos Secos.

Você já se sentiu no fundo do poço? Sentiu-se completamente desamparado e sozinho? Não temas, pois para Deus nada é impossível.

A história em questão retrata um acontecimento na vida Ezequiel, um dos profetas de Deus, morador da cidade de Babilônia.

vale dos ossos

Por meio dela é possível aprender inúmeros ensinamentos, principalmente quando se trata do assunto acerca da fé do homem.

Leia ainda:

16 Perguntas Bíblicas: fáceis, médias e difíceis com respostas

Árvore da Vida e seu significado bíblico

Por vezes somos testados em nossa fé, mas Deus sempre se faz presente, provando todo o seu poder e benevolência.

O que significa Vale de ossos secos?

A história narra uma visão de Ezequiel. Um dia, Deus o havia chamado e possibilitou que vislumbrasse um vale de ossos secos.

Lá, Deus lhe questionou se era possível que esses ossos voltassem à vida. Ezequiel ficou confuso, sem saber o que responder.

Então Nosso Senhor ordenou que Ezequiel profetizasse de modo a fazer os ossos retornarem à vida. Obediente, Ezequiel atendeu prontamente ao pedido.

Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor.”- Ezequiel 37:4-6

Como surgiu o vale de ossos secos?

Onde costumamos encontrar ossos secos? Geralmente em cemitérios, correto?

Nesse sentido, é provável que o vale dos ossos secos retrate um cemitério.

Onde ficava o vale de ossos secos?

Na verdade, por se tratar de uma visão, o vale do ossos secos era apenas uma representação, não se tratando de um lugar real, embora fizesse menção à um cemitério.

significado vale dos ossos secos

De quem eram os ossos do vale de ossos secos?

Eis uma questão muito interessante. Se pensarmos com cautela, pode-se dizer que aqueles ossos pertenciam a judeus mortos em alguma batalha e que não tiveram direito a um funeral dentro dos rituais daquele povo.

Entretanto, sabemos que o povo de Israel era imbatível quando estava junto a Deus. Então, por que Deus mostraria um vale cheio de morte?

Foi Deus mesmo que sanou esta dúvida ao explicar para Ezequiel que aqueles ossos simbolizavam a Nação de Israel e todos os anos que esta passou em desobediência.

Veja também: 

Arca da Aliança e seu significado: onde está hoje? o que havia dentro?

Lindos versículos sobre oração de joelhos pela família e pelos outros

Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados’ Ezequiel 37:11.

Ao rememorarmos a história de Israel, verificamos que, por desobediência deste povo, Deus os havia entregado aos seus inimigos. Fato este que resultou na destruição de Jerusalém e na deportação da nação para a Babilônia.

Na verdade, tudo isso ocorreu porque o povo optou por viver em pecado, abandonado o chamado de Deus. Por isso, receberam a morte e os que sobraram foram escravizados.

Assim, o povo de Israel estava no fundo do poço, sem perspectiva de melhorar de vida, em completo abandono.

Por isso Deus concedeu a visão do vale dos ossos secos a Ezequiel, para que o povo compreendesse que aquele que ouve a profecia do Pai, retorna à vida plena.

Lições valiosas sobre o vale de ossos secos

“Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.

E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor.

Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei e fiz. Palavra do Senhor”. Ezequiel 37:12-14.

Sim, Deus é soberano e mantém sua palavra!

É disso que se trata a visão do vale dos ossos secos. Deus, em sua magnitude, é capaz de restaurar a vida daquele que voltar a crer.

Vide esta história do povo de Israel que, mesmo tendo vivido anos desobedecendo a Deus, ignorando seus mandamentos, a eles ainda foi dada uma fagulha de esperança, o perdão e a redenção.

Em quantos momentos de nossas vidas fazemos isso? Nos distanciamos dos caminhos do Senhor, cedemos aos prazeres do mundo e acabamos por cair em desgraça?

Quantas vezes nos encontramos em becos sem saída, não enxergando uma solução para nossos problemas?

Eis que Deus é a solução para tudo!

Para ele nada é impossível.

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Mateus 19:26.

Então, se você estiver em pecado, com a vida em frangalhos. Não hesite em voltar para os Braços do Pai. Lembre-se da história do vale dos ossos secos e mantenha a esperança, pois Deus profetizará uma vida próspera para ti.

COMPARTILHE!