Árvore da Vida e seu significado bíblico

A árvore da vida é um dos símbolos mais conhecidos da história da criação do homem narrada no livro de Gênesis.

De acordo com este livro, a árvore da vida ficava situada bem no centro do Jardim do Éden, o primeiro paraíso, ao lado da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Ainda conforme a narrativa de Gênesis, Deus havia permitido que Adão e Eva desfrutassem de todos os frutos do jardim, exceto aqueles oriundos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

arvore da vida biblico

Isso deixa claro que ao homem era permitido desfrutar da árvore da vida, algo que será de suma importância para entender o seu real significado.

O que significa a Árvore de Vida?

No texto bíblico existem poucos detalhes sobre esta árvore. O que se sabe é apenas onde ela estava localizada, bem ao centro do Jardim do Éden, ao lado de outra árvore muito importante, a árvore do conhecimento do bem o do mal.

Leia ainda: Arca da Aliança e seu significado: onde está hoje? o que havia dentro?

Sabe-se que Adão desobedeceu aos desígnios de Deus e, como punição, foi proibido de consumir da árvore da vida, bem como foi expulso do paraíso junto de Eva.

Alguns estudiosos afirmam que a Árvore da Vida representava a vida eterna e quem comesse dos seus frutos, viveria eternamente.

arvore da vida explicacao

A árvore da vida e o pecado

Sim, Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e fez-lhes apenas um pedido: não comerás do fruto proibido.

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Gênesis 2:16,17

Entretanto Adão tornou-se desobediente, consumiu o fruto da árvore do conhecimento do bem e o do mal, cometendo o primeiro pecado pelo qual pagou não só ele, mas toda a sua descendência.

Este pecado resultou em uma punição severa: a morte! Adão e Eva já não poderiam mais consumir da árvore da vida perdendo, portanto, a garantia de vida eterna.

Veja: Lindos versículos sobre oração de joelhos pela família e pelos outros

“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:17

Deus deixa claro nessa história que o único legado do pecado é a morte. Por isso o homem deve abster-se de cometê-lo.

Romanos 6:23: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

significado da arvore da vida

Outras citações bíblicas sobre a árvore da vida

Outra referência bíblica à árvore da vida é encontrada nos textos de Apocalise:

1Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, 2no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma por mês. As folhas da árvore servem para a cura das nações. (Apocalipse 22: 1-2)

No trecho pode-se observar que João, em uma de suas visões, contempla a árvore outrora citada também no livro de Gênesis.

É possível notar que esta visão carrega o mesmo significado retratado nos relatos bíblicos da criação. A árvore da vida continua sendo a fonte de saúde e cura.

arvore da vida pingente

A mensagem contida em Gênesis sobre a Árvore da Vida

Deus foi magnífico e nos presentou com o dom mais maravilhoso que existe, o dom da vida. Contudo fez um singelo pedido, que foi desobedecido sem mais delongas.

A história da criação contida em Gênesis nos mostra o quanto, por vezes, somos presunçosos em questionar a Deus sobre coisas que sequer entendemos e que não nos cabe entender.

O Pai sabia que o fruto da árvore do conhecimento faria mal a Adão e por isso o proibiu de comê-lo. Todavia, Adão achou melhor questionar a Deus, em toda a sua sapiência e partir para uma transgressão que desencadeou a morte para a toda a humanidade.

Descubra: Qual o significado da palavra Selá na Bíblia?

Quantas vezes nós também não fazemos isso em nossa vida? Ignoramos os mandamentos do Pai, esquecendo que Ele sempre sabe qual o melhor caminho, por mais tortuoso que ele seja?

São muitas as vezes que caímos em pecado, desregulando nossa vida e nossa convivência em harmonia com o Pai pelo simples fato de não conseguirmos controlar nossos impulsos.

O pecado está sempre à espreita. Fugir dele não é tarefa fácil. Por isso mesmo Deus deixou todos os seus maravilhosos ensinamentos, para que pudéssemos sempre andar em seus caminhos e colher seus frutos maravilhosos.

Não faça como Adão e Eva. Sedes retos nos ensinamentos do Senhor. Assim, os frutos da Árvore da vida voltarão a ficar disponíveis, no paraíso, quando Jesus retornar para a nossa salvação.

COMPARTILHE!