Qual o significado da palavra Selá na Bíblia?

A Bíblia está repleta de palavras com significados que muitas vezes nos intrigam. A expressão Selá é uma delas.

Sabe-se que o vocábulo Selá aparece predominantemente no livro de Salmos, mas também ocorre em algumas passagens de Habacuque.

Em virtude da antiguidade dos textos bíblicos e das línguas utilizadas para escrevê-los, alguns termos são de difícil tradução para certos idiomas, por isso, a palavra Selá gera uma certa divergência quanto ao seu real significado.

Na bíblia ela ocorre cerca de 71 vezes no livro de Salmos e 3 vezes no livro de Habacuque. Entretanto, apesar das inúmeras ocorrências, ainda hoje não há um consenso sobre seu real sentido, apenas conjecturas acerca deste.

Tendo como base os textos nos quais mais aparece, a teoria predominante é de que o conceito de Selá esteja atrelado a algo musical, uma vez que em Salmos era constantemente utilizada para marcar pausas entre uma melodia e outra.

Conceito de Selá

significado de selá

Como se pode observar, existe uma inexatidão ao se tratar do significado da palavra Selá, entretanto, com o passar do tempo, algumas teorias foram formuladas a esse respeito, dando ensejo para possíveis traduções, conforme pode ser visualizado a seguir:

  • Elevar – Nessa tradução, a palavra Selá seria originada do hebraico Salal, que significa elevar. Assim, Selá poderia ser entendida como a elevação das mãos em um momento litúrgico, tal qual fazemos quando estamos em oração.
  • Prostrar-se – Aqui alguns afirmam que Selá originou-se do aramaico sl, cujo significo é prostrar-se. Diante disso, seria um sinal no momento da oração para que a pessoa se prostrasse diante do Senhor.
  • Amém ou Aleluia – Nesse sentido, a Vulgata traduz a palavra Selá como “para sempre”. Um conceito muito similar ao empregado nas expressões Amém e Aleluia.
  • Um comando musical – Como já dito anteriormente, a maior ocorrência do termo Selá na bíblia encontra-se no livro de Salmos, que é puramente musical.

Dessa forma, a Septuaginta, uma tradução do Antigo Testamento para o grego, associou Selá à diapsalma, um termo que traduz uma espécie de comando musical no qual se pede uma mudança de tom, solicitando uma elevação de voz.

Leia ainda: Palavras de oferta: lindos versículos e mensagens sobre dízimo

Apesar das várias digressões sobre o significado de Selá, a mais amplamente aceita é esta última.

Qual o sentido da palavra Selá na bíblia?

Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)  Salmos 67:1

Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor. Habacuque 3:3

Em análise de alguns Salmos, o comentarista Charles Spurgeon fez um observação muito interessante ao verificar que, na verdade, ao se empregar a palavra Selá, além de se solicitar a elevação da voz, o salmista almejava, também, a elevar o espírito.

Já em Habacuque, o que se nota é a utilização de Selá como pausa meditativa, pois sempre que se utilizava do termo, o profeta dava a entender que estava meditando sobre as graças que Deus havia concedido a ele.

– Não confunda…

Selá também é encontrada na bíblia como nome próprio. Algo visto no livro de Gênesis, quando se tratava da origem da grande família humana.

“E Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Éber”. Gênesis 10:24

Aparece também com uma escrita muito similar, mas significado distinto dos mencionados, sendo traduzida como “rocha” ou “penhasco”. Algo que pode ser visto em alguns livros como Isaias.

“Enviai o cordeiro ao governador da terra, desde Sela, no deserto, até ao monte da filha de Sião.” Isaías 16:1

Note que nesse último contexto, a palavra não se traduz com o acento, apresentando, portanto, um significado diferente de Selá.

Então qual o significado utilizar?

Perceba que em todas as traduções apresentadas a palavra Selá estava inserida em um momento de oração.

Seja elevando as mãos, para orar.

Ou prostrando-se, demonstrando servidão e total submissão ao Senhor.

Enaltecendo o poder de nosso Senhor, ao usá-la no lugar de Amém e aleluia.

Ou ainda, solicitando que haja uma maior entonação de voz no louvor e na oração, com o intuito de elevar ainda mais o espírito para junto do Pai.

Apodere-se de um desses conceitos e utilize a palavra Selá sempre em comunhão com Cristo, pois apesar de você não conhecer a fundo seu significado, Deus conhecerá os caminhos do seu coração e entenderá o clamor de sua oração.

Leia: Dinâmicas para Células criativas para homens e mulheres

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE!