Dinâmicas para Células criativas para homens e mulheres

Dinâmica para células é uma maneira divertida de interação.

A palavra dinâmica é um vocábulo utilizado na física para tratar acerca da força e dos movimentos dos corpos, mas que também empresta seu significado para outras áreas.

Na psicologia, por exemplo, é utilizada quando se tenta observar as forças atuantes na ação de um grupo de pessoas em um determinado contexto. É quando passa a ser chamada de dinâmica de grupo.

Por se tratar de uma atividade que busca analisar comportamentos, pode ser uma grande ferramenta para se utilizar na igreja, principalmente, na reunião de células, pois é um momento de oração e de descontração.

Como escolher uma dinâmica para a célula?

Lembre-se que a célula também é um momento de oração e encontro com Deus, portanto, sempre que escolher uma dinâmica, procure associá-la a um versículo bíblico, de modo a gerar reflexão dentro do seu grupo.

Assim, o momento de descontração também se tornará um instante de ensinamentos.

Pensando nisso, separamos uma série de dinâmicas para células que você pode utilizar nesses encontros.

Dinâmica para célula de jovens

A juventude, geralmente, é uma fase de timidez e introspecção. Por isso, as dinâmicas conhecidas como “quebra-gelo” são excelentes para promover o entrosamento desse tipo de grupo. Veja a seguir:

dinâmica para células
(Foto: tabsda)

Título: Tu me conheces bem

Versículo Bíblico: Salmos 139.

Objetivo: entrosamento do grupo.

Reflexão: Neste Salmo é retratado o quanto o Senhor nosso Deus nos conhece, afinal, foi ele quem nos criou. Mas e nós, nos conhecemos também? Somos capazes de reconhecer nossos defeitos e qualidades?

Como fazer:

Solicite que um integrante do grupo diga o seu primeiro nome e uma qualidade com a inicial deste nome. Ex. Aline – Alegre.

O que vier depois, deverá falar o nome e a qualidade da pessoa anterior mais o seu próprio nome e outra qualidade. Ex.. Aline-Alegre. Luíza-linda. E assim por diante, até que todos tenham dito seus nomes.

Ao final, leia o Salmo e estimule a reflexão sobre o quanto Deus nos conhece e o quanto é importante que nos conheçamos, bem como uns aos outros.

Leia também:

Palavras de oferta: lindos versículos e mensagens sobre dízimo

Versículos para aniversário: de casamento, filho, igreja, esposa, pastor

Dinâmica para célula de mulheres

Confira um exemplo de dinâmica para célula de mulheres:

dinamica para celula de reflexão
(Foto: stafyla)

Título: O espelho de muitas faces

Versículo: 1 Pedro 3:3-4

Objetivo: Reflexão sobre aparência e essência para promover a autoestima.

Reflexão: Hoje vivemos em um mundo que preza cada vez mais pela beleza exterior e esta é uma pressão que recai com muito mais peso sobre mulheres.

A beleza é algo efêmero e precisa ser encarada como tal. O amor próprio é muito importante e ele pouco tem a ver com a beleza exterior, mas sim com aquilo que carregamos em nosso íntimo.

Como fazer:

Escolha uma caixa de sapato qualquer, enfeite-a e cole um espelho dentro dela. Peça para as integrantes fazerem um círculo e passe a caixa de mão em mão.

Solicite que, ao abrir a caixa, cada uma diga o que está vendo no reflexo do espelho.

Observe atentamente todas as reações. Estimule para que todas abram os seus corações e digam de fato o que veem em si mesmas.

Após isso, leia o versículo escolhido. Ele trata sobre qual é a beleza que Deus realmente admira.

Faça uma reflexão sobre o quanto as mulheres são cobradas para manter padrões de beleza, muitas vezes inalcançáveis, e que estes padrões não são importantes para Deus.

Dinâmica para células de homens

Conheça agora um modelo de dinâmica para célula de homens:

dinamica para celulas de jovens
(Foto: edicoescnbb)

Título : Minha casa é do Senhor

Versículo: 1 Timóteo 5: 8

Reflexão: Hoje em dia, a cobrança que existe sobre o homem em relação a sua família é quase sempre de cunho material. Basta prover o bem estar, que tudo fica certo.

Contudo, não é só de bens materiais que uma família vive. É preciso ter amor e empatia pelos seus, além de prover-lhes o alimento de cada dia.

Como fazer:

Em grupo de até 15 integrantes, distribua um lápis e um papel em branco.

Peça para que cada um desenhe uma casa dos sonhos, repleta de conforto. Observe o que cada um acha que é conforto, isso será muito útil para a reflexão.

Logo após, solicite que cada um olhe atentamente para o seu desenho. Pergunte se não está faltando algo. Depois diga a seguinte frase para todos: De que vale um lar repleto de conforto sem o amor de Deus?

Abra uma discussão sobre o que Deus espera de um homem em seu lar. Ouça atentamente, estimule o diálogo.

Após isso, leia o versículo indicado, ele trata sobre o cuidado que o homem deve ter com sua família. Para Deus, o cuidado com os filhos nem sempre está atrelado a dar-lhes o alimento.

Ressalte que hoje é comum pais associarem conforto com boa criação e que isso, por vezes, gera filhos carentes de atenção. Termine fazendo uma oração para que todos possam refletir se de fato têm sido bons pais.

As dinâmicas para células, se bem utilizadas, podem gerar um momento de autorreflexão. Use-as sempre que quiser promover um ensinamento de um jeito mais descontraído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *