Todo joelho se dobrará: uma reflexão sobre esse versículo

A frase “todo joelho se dobrará” pode ser encontrada em várias passagens da Bíblia. 

O seu significado pode ser o mais diverso, entretanto, ele sempre terá a mesma intenção final.

Essa frase, como iremos mostrar adiante, nos apresenta uma reflexão de como Deus é soberano e rei de todas as coisas, e perante ele, não haverá nada que não se dobre. 

Quem disse a frase: todo joelho se dobrará?

Podemos encontrar tal frase em Isaías, em Romanos e em Filipenses

frase todo joelho se dobrará

Em Filipenses, a frase faz parte de um hino a Jesus Cristo. 

Em Romanos, em uma carta do Apóstolo Paulo, é possível encontrar a mesma frase. 

Leia ainda: Todas as coisas cooperam para o bem: breve explicação

Certamente, Paulo fazia uma referência ao texto do Profeta Isaías que está no antigo testamento que afirma que diante do Senhor todos os joelhos se dobrarão.

Qual versículo da bíblia podemos encontrar essa passagem?

Como dito anteriormente, podemos encontrar a passagem “todo o joelho se dobrará” em vários momentos da Bíblia. Porém, em cada um deles há uma especificidade que iremos apresentar a seguir.  

Para localizar, podemos ver a frase em: Filipenses, versículo 2:10. Em Romanos, no versículo 14:11 e, no antigo testamento, em Isaías 45:23.  

O que significou dizer que Todo joelho se dobrará naquela época?

No caso de Filipenses, o hino queria retratar a história de Jesus para apresentá-la a novos fiéis. Assim, ao final do hino, é dito que toda a criatura se dobrará perante o Senhor, seja ela da terra ou debaixo dela. 

Já em Romanos, a frase dita por Paulo deve ser compreendida com a continuidade de sua carta. Nela ele ainda complementa: “e toda a língua confessará a Deus”. 

Neste sentido, quer-se dizer que todos confessarão a Deus e o reconhecerão como o Senhor. Todos saberão que ele é único Deus, o único Senhor que governa as nossas vidas. 

Confira ainda: Combati o bom combate guardei a fé: quem disse essa frase?

Em Isaías, trata-se de uma profecia do Eterno. Este era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Nesse caso, ele diz a mesma frase que pode ser encontrada em Romanos e dita por Paulo. Logo, também é possível ver uma conexão entre as duas e que Paulo propagava estes conhecimento vistos a partir de Isaías. 

Neste caso, quando Paulo faz a citação de Isaías, ele não está mais se referindo ao Eterno, mas sim a Deus. Ou seja, está ensinando que haverá somente um Deus e todos se ajoelharão diante dele. 

Todos irão ver a sua importância e como ele é somente um, onipresente e onisciente. 

Como Eterno, também podemos compreender que Isaías fala de Jesus Cristo. O Filho de Deus que se sacrificou pela humanidade e traçou uma trajetória promovendo milagres e arrebanhando fiéis. 

Podemos compreender também pelas passagens bíblicas sobre “todo o joelho se dobrará” que até mesmo os mortos irão se curvar diante de Deus. Isso não significa que eles possam vir a ressuscitar, mas que todos saberão que há somente um que nos governa e a qual devemos nos ajoelhar. 

Seja onde estiver e qual criatura for, todos saberão que há Somente um. 

Assim, em uma leitura tanto do Antigo Testamento como do Novo, podemos compreender que essa frase também possui a sua importância para a época por mostrar que há somente um Deus, e que é a Ele que devemos nos curvar. 

Não existem vários deuses, mas somente Ele, rei de todas as coisas e perante o qual todos nós devemos nos ajoelhar. 

Reflexão sobre a frase “Todo joelho se dobrará” nos dias de hoje

Nos dias de hoje podemos compreender tal frase como uma mostra de como Deus é Senhor de todas as coisas. Todos se ajoelharão diante dele.

Isso significa que todos devemos temê-lo, mas não no sentido de termos medo, mas sim de que os que a ele são fiéis terão suas graças atendidas. 

Ter a fé em Deus e se manter assim, é também dar a prova de que se ajoelhou diante de Deus e que sabe de suas forças e que ele é Senhor de todas as coisas.

Não devemos ficar procurando provações sobre Deus, para começar a entender as suas palavras, antes de mais nada, é preciso se ajoelhar diante dele, se reconhecer como um fiel mesmo diante das provações que possam aparecer. 

Para refletir: Como desenvolver o Fruto do espírito em sua vida?


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/admin/web/literatura-urgente.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/admin/web/literatura-urgente.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552