Combati o bom combate guardei a fé: quem disse essa frase?

Tal passagem está transcrita em Timóteo. Essa também é mais uma das frases mais famosas da bíblia. Entretanto, nem todos conhecem o seu real significado. 

Sempre se pensa o que será o bom combate? O que é o mal combate então?

Neste artigo, te explicaremos brevemente o significado e de onde vem essa frase. Mas destacamos que é fundamental que você leia a Bíblia para ter uma melhor compreensão. 

Combati o bom combate

Quem disse a frase “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”?

A frase pode ser localizada em Timóteo e é dita por Paulo. Ele professa as frases para anunciar que logo irá morrer. 

Como se sabe, Paulo teve uma visão de Jesus Cristo e a partir daí realizou a sua conversão deixando de ser um dos perseguidores dos cristãos. 

Leia ainda: Jesus acalma a tempestade

Paulo fez inúmeras viagens dedicando-se a conversão principalmente daqueles que não eram cristãos. Por ter sido um dos perseguidores anteriormente, costumava a ser recebido com violência ou desprezo. 

Assim, sua vida em seguir as palavras de Jesus não foi das mais tranquilas ou fáceis, mas sim cheia de combates. 

Ele foi um homem que, após ouvir a palavra de Jesus, passou a ser um de seus seguidores sem pestanejar. Ele serviu ao Senhor e demonstrou sua fé por toda sua vida. 

Que lição podemos tirar dessa mensagem?

Uma das principais lições que podemos tirar não somente dessa passagem, mas da vida de Paulo é a fé. 

A fé de Paulo o moveu por toda a sua vida após a conversão. Mesmo passando por inúmeras provações, jamais negou Jesus, sempre manteve a sua fé e buscou propagar a palavra. 

Assim, nessa passagem, diante da iminente morte, Paulo estava tranquilo, pois sabia que travou o chamado bom combate. Ou seja, aquele em que ele combateu para preservar a sua fé e em nome de um bem maior. 

Quando Paulo diz que guardou a fé, nos revela como ela é fundamental para a vida de qualquer cristão. Somente a fé pode nos guiar, pois ela é a presença iminente de Deus em cada um de nossos passos. 

Confira ainda: Como fazer um discipulado dentro da igreja: 5 dicas essenciais

O cristão que não desafia a fé é aquele que sabe que Deus está do seu lado sempre e que irá lhe guiar pelo melhor caminho. Nem sempre nossos combates irão nos parecer como bons e belos, mas com Deus nos guiando, chegaremos ao que é bom. 

Agora, no caso de fazermos um uso da razão para combater a fé, corremos o risco de não travar esse bom combate. O que irá acontecer é fazer um mau combate em nome de nossas convicções e vontades. 

O mal existe hoje como um desdobramento das ações humanas. Sendo que quase todas elas visam atender a uma necessidade pessoal e egoísta, em que não há pensamento no outro. Esses são casos simples de como se trava um mal combate. 

Por outro lado, está o bom combate, em que não se tenha em vista um ganho para si, mas um ganho para todos e, principalmente, que oriente os outros fiéis à palavra de Deus. 

Como podemos lutar um bom combate nos dias de hoje?

O bom combate nos dias de hoje é o meu direcionamento em minhas ações para que o bem prevaleça.

Diante de todo o mal que existe em nosso mundo, é preciso combatê-los. E como se pode fazer isso? Travando uma guerra? Não exatamente. 

Veja também: Blasfêmia tem perdão? O que significa blasfemar contra Deus?

O que é necessário, inicialmente, é você combater os vícios que você carrega em sua vida e em sua família. Muitas pessoas alimentam sentimentos ruins, como a inveja, por exemplo. Travar um bom combate é se desfazer disso. 

Ao fomentar os sentimentos ruins, ao machucar pessoas ao seu lado, ao cultivar maus hábitos, você não está travando um bom combate. Ao contrário, só está alimentando esse mal. 

Podemos pensar em outras situações cotidianas, como deixar que alguém seja injustiçado e não fazer nada. Ou até mesmo tentar ser melhor que o outro, é não combater o bom combate, mas estar no combate ruim. 

Estará apenas produzindo o mal. Assim, tenha sempre a palavra de Deus ao seu lado para que possa estar ao lado do bem. Somente assim fará os bons combates e se livrará dos vícios. 

Leia ainda: Como desenvolver o Fruto do espírito em sua vida?


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/admin/web/literatura-urgente.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/admin/web/literatura-urgente.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552