Quantos capítulos tem a bíblia Católica e a Protestante?

A Bíblia Católica possui mais capítulos que a Bíblia Protestantes.

A primeira possui 73 livros e a segunda, 66 livros. Essa diferença de 7 livros ocorre porque na Bíblia Católica são agregados os livros do Antigo Testamento que foram escritos em grego.

Esses livros foram desconsiderados por Lutero, um dos líderes da Reforma Protestante.

Neste artigo você aprenderá um pouco mais sobre as diferenças entre essas Bíblias e suas histórias.

biblia sagrada e protestante

Quantos capítulos tem a bíblia sagrada?

Em relação aos capítulos, na Bíblia são 929 capítulos no Antigo Testamento e 260 do Novo Testamento, um total de 1.189 capítulos.

Leia também: Salmo 90 [Católico] completo

Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por 40 autores, mas este número pode ser muito maior. Isso porque, costuma-se a considerar essa cifra somente por conta das possíveis autorias dos livros.

Porém, eles podem ter sido escrito em conjunto e até mesmo com registros de história oral.

Vale ressaltar que os livros também não foram escritos ao mesmo tempo nem em conjunto.

Cada um foi escrito em um determinado momento. Sua escrita percorreu longos anos e outras pessoas até mesmo reescreveram algumas partes.

Veja ainda: Qual o significado da palavra Selá na Bíblia?

Quando a Bíblia foi escrita?

no século 10 a.C. a Bíblia começou a ser escrita e terminou somente 1000 anos depois.

A escrita por todo esse período deu origem ao Antigo Testamento e seus 46 livros que são a Bíblia Hebraica, dos judeus, e o início da Bíblia Cristã.

No caso do Novo Testamento, ele foi escrito entre os séculos 45 d.C. e 90 d.C. Logo, o tempo escrita da Bíblia é muito longo.

Sendo assim, a Bíblia não foi um livro sagrado concebido do nada. Mas é a reunião de textos de várias épocas, comprovando e registrando a ação de Deus.

Quanto tempo durou para a bíblia ser escrita?

A Bíblia demorou aproximadamente uns 1500 anos para ser escrita.

Deus manifesta a sua palavra de diferentes maneiras e o importante é que ela atinja as pessoas de diferentes formas, mas que as oriente a seguir o único caminho divino, que é o caminho da palavra e do louvor a Ele.

Confira ainda: A Viúva de Naim: 3 lições valiosas dessa história

Quantos livros e versículos existem na bíblia?

Como dito anteriormente, a Bíblia possui 66 livros, quando se fala da Bíblia Protestante e 73 livros, quando se fala da Bíblia Católica.

A divisão de capítulos e versículos não existe desde sempre, mas ocorreu durante a Idade Média. O Bispo Stephen Langton dividiu os livros em capítulos. E, mais tarde, Sante Pagnini dividiu os versículos. Essa divisão é adotada até hoje em relação ao Antigo Testamento.

Já o Novo Testamento adota a divisão feita pelo tipógrafo Robert Estienne, que foi o primeiro a imprimir a Bíblia com a divisão de capítulos e versículos que eram numerados, facilitando assim a localização de trechos.

Afinal de contas, como sabemos e vemos, um Pastor e um Padre, ou qualquer outra pessoa que vá fazer uma oração junto de outras pessoas, sempre usa essa localização para informar em que parte da Bíblia está.

Em relação aos versículos, a Bíblia Protestante possui 31.102 versículos. E a Bíblia Católica, um total de 35.527 versículos.

Como usar a identificação dos livros, capítulos e versículos da Bíblia?

Para a localização de trechos na Bíblia, é fundamental que você saiba como se dá essa nomenclatura.

Quando você estiver escrevendo um texto ou lendo, para citar a Bíblia, você deve inicialmente por o nome do livros, depois o capítulo e em seguida o versículo antecedido por dois pontos.

Por exemplo: “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará”(Salmo, 23:1).

Neste caso, podemos localizar tal trecho no livro de Salmo, no capítulo 23, versículo 1.

Leia mais: Como fazer um discipulado dentro da igreja

COMPARTILHE!