Resumo da História de Jó para crianças (com Vídeo Infantil)

Jó está no Livro de Jó no Antigo Testamento. Ele passou por muito sofrimento e provações que somente serviram para atestar a sua fé.

A sua história é baseada na perseverança e serve como um ótimo ensinamento para todas as crianças.

Dessa maneira, neste artigo iremos te mostrar a como ensiná-las essa história e como você pode mostrar que elas precisam ter fé nas palavras de Deus.

historinha de jo infantil para crianças

Resumo da História de Jó

Jó morava na cidade de Uz. Era alguém com riquezas e que ajudava as pessoas mais necessitadas.

Mas, o que ele não sabia, é que a infelicidade o acometeria.

Jó foi tentado pelo Satanás, o que mudaria os rumos de sua história até então bem tranquila. E por mais íntegro que fosse, Satanás não desistiu de testá-lo.

Veja ainda: Jesus acalma a tempestade: desenhos infantis para colorir

Jó permaneceu firme em sua fé, não se abalando. Mas, perdeu todos os seus bens. Satanás tinha como objetivo tentá-lo para que ele não fosse tão correto como era.

O Diabo acreditava que ninguém poderia ser como Jó. Foi por isso que ele passou a fazer coisas ruins com Jó: retirou seus bens, o deixou doente e fez com que seus amigos mentissem para Jó.

Enquanto seus amigos falavam essas mentiras para ele, um senhor escutou o que diziam. Os amigos afirmavam que tudo o de ruim que estava acontecendo era culpa de Deus, que queria somente lhe fazer mal.

O homem que interferiu na conversa apenas afirmou que não tinha feito nada disso. Mas que Deus jamais faria mal, que sabe de tudo. As coisas ruins podem acontecer, mas não são culpa dele. E Ele ajuda a qualquer um que estiver com problemas.

Assim, em seguida Deus resolveu falar com Jó e o curou. Isso só lhe aconteceu porque Jó não perdeu a fé e seguiu as palavras de Deus sem se desviar. Não se deixou tentar pelas palavras do Satanás.

As amizades de Jó

As amizades de Jó foram corrompidas pelo Satanás. É por isso que não se pode condená-los. Eles tentaram corromper Jó também para que ele se voltasse contra Deus.

Veja também: Oração da manhã baseada no pai nosso

Entretanto, mesmo assim, Jó se manteve firme. Sabias que Deus jamais faria mal a alguém e a ele. Por isso, não perdeu sua confiança no Senhor e logo foi curado e teve o retorno de seus bens em dobro.

Jó e sua riqueza

Entre os seus bens estavam milhares de ovelhas, camelos, bois e outros animais.

Mas, com certeza, a sua maior riqueza está em sua fé. Foi sua fé que fez com que sobrevivesse a todas as tentações colocadas pelo Satanás.

Entretanto, apesar de ter perdido todos os seus bens por conta de interferências do Diabo, Jó a recuperou tudo muito por conta de sua fé. Foi por conta disso que Deus o devolveu e duplicou os seus bens.

Jó ainda foi muito feliz em toda a sua vida, continuou a ajuda o próximo e viveu por muitos anos.

Por que usamos o termo “Paciência de Jó”?

O termo “paciência de Jó” faz referência total à história de Jó. Isso porque, Jó foi um homem muito paciente ao não se voltar contra Deus.

Em muitos dos nossos desafios diários, não temos a menor paciência e já procuramos alguém para pôr a culpa, incluindo Deus.

Sendo assim, ter a paciência de Jó é saber que Deus está junto de nós e que mesmo que algo de ruim nos aconteça, ele irá interferir para que o sofrimento pare. Por isso, nunca podemos desafiá-lo, mas devemos nos manter em nossas fés e acreditando em suas palavras.

Ensinamento de Jó para nossas vidas

A história de Jó nos apresenta que não podemos perder a fé e temos de continuar a acreditar. Pois as provações acontecem com qualquer fiel, mas somente aqueles que realmente acreditam se manterão de pé.

Deus não faz coisas ruins a nós. Mas é nos momentos que passamos por situações desafiadoras que comprovamos que temos a verdadeira fé ao nosso lado.

Jó perseverou ao não virar as costas para Deus e nem ficar lhe culpando sobre as coisas ruins que lhe aconteciam.

Assim, uma das principais lições que fica para nós e que temos de mostrar para as crianças, é que não se pode abandonar Deus, pois ele jamais nos abandonou.

Você poderá gostar: 16 Perguntas Bíblicas: fáceis, médias e difíceis com respostas

Vídeo da história de Jó para crianças