10 Versículos de amor ao próximo mais marcantes da bíblia

Os versículos de amor ao próximo estão presentes em várias passagens bíblicas. Eles são fundamentais para que nunca esqueçamos que é preciso compaixão, tolerância, amor e fé para viver em sociedade.

O próximo deve ser entendido como aquele que é o nosso igual. Mas também é fundamental saber que o próximo pode sempre estar precisando de ajuda.

E o amor é um sentimento supremo de Deus, é uma característica do Senhor. Assim, ele ama a todos igualmente e nós devemos reproduzir esse sentimento.

ajudar ao proximo versiculos

Assim, apresentamos aqui alguns versículos para que eles sirvam de ensinamento e inspiração para todos os dias.

Versículos de amor ao próximo mais marcantes da Bíblia

Em Mateus 5:43-44 vemos um ótimo ensinamento sobre como devemos amar ao próximo.

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.

Em 1 João 3:15-16 também há um versículo emblemático:

“Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”

Em Romanos 15:2, vemos:

“Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.”

Outra passagem emblemática está em 1 Coríntios 16:14 e deve ser levada para todas as esferas de nossa vida:

“Façam tudo com amor”.

Por fim, outra passagem fundamental em 1 João 3:11:

“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.”

Outros versículos de falam de amor ao próximo que você precisa conhecer

Em Tiago 2:8, é possível ver uma das passagens mais importantes da Bíblia. Nela vemos uma das frases mais famosas também:

“Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estarão agindo corretamente.”

Outro versículo pode ser encontrado em João 15:12:

“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei”.

Ou seja, todos devem amar ao próximo assim como Jesus amou a todos. Todos são iguais e precisam ser respeitados e amados, sempre devemos ajudá-los quando for necessário.

Em Colossenses 3:12-15, vemos:

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”

Outro ensinamento está em 1 Tessalonicenses 3:12:

“Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.”

E em Hebreus 13:1-3, lemos:

“Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados”.

O mandamento fala de amor ao próximo

Assim, esses mandamentos falam de amor ao próximo, não é amor a si mesmo. Portanto, devemos amar a todos sem fazer distinção.

Mesmo que ele possa ter cometido um erro, ele também é filho de Deus e merece ser amado. Por conta disso, não cabe a ninguém fazer o julgamento sobre o outro, dizendo que ele está certo ou errado, mas sim mostrar a ele amor.

Dessa maneira, sempre que se deparar com a dor de outro, não faça o julgamento, mas propague o amor ao próximo e a Deus. Assim, todos nós somos filhos de Deus e também merecemos misericórdia.

E, nunca se pode esquecer, a Bíblia fala de amor ao próximo. Obviamente que amar a si mesmo é importante, mas este amor só existirá se houver amor a Deus e também ao próximo.

Em uma das passagens da Bíblia, Jesus foi interrogado por um fariseu sobre qual seria o grande mandamento. E foi quando Jesus destacou que se deve amar a Deus acima de todas as outras coisas.

Já o segundo mandamento mais importante é o de amar ao próximo como ama a si mesmo.

versiculos de amor ao proximo

Porque você precisa amar ao próximo como a ti mesmo

Amar ao próximo como se ama a si mesmo é fundamental para que a própria palavra do Senhor se espalhe pela sociedade.

Assim, reconhecer no outro alguém como você, pode-se enxergar a mesma dignidade no outro. Ou seja, você também terá o mesmo cuidado que tem com você mesmo e com os mais próximos a ti como com os outros ao seu redor.

Portanto, o verdadeiro amor ao próximo está em buscar o bem-estar para todos sem que se tenha em mente favorecer a mesmo de alguma maneira.

Dessa maneira, podemos ver na trajetória de vida de Jesus Cristo como é esse amor ao próximo. Como toda a sua peregrinação pela terra foi um grande ensinamento de como se deve amar ao próximo ser querer ser melhor que ninguém.

Amar ao próximo não é lhe dar tudo o que você tem e ficar na miséria, mas fazer com que ele possa ter oportunidades, com que possa se curar de suas doenças e assim transmitir esse amor para tantas outras pessoas que estão necessitadas.

Reflexão bíblica sobre amor ao próximo nos dias de hoje

Hoje em dia o amor ao próximo é ainda mais fundamental. Muitas pessoas preferem ganhar em cima do sofrimento alheio a ajudar alguém.

Assim, não se pode deixar que as palavras de Jesus sejam esquecidas, mas elas devem ter valia na nossa prática cotidiana.

Portanto, é fundamental que hoje em dia o amor ao próximo seja propagado, como ainda é mais fundamental que as palavras da Bíblia também estejam presentes em todos os nossos atos.

Todos nós devemos trabalhar tanto por um mundo melhor, como para que ele tenha mais tolerância, respeito e amor aos ensinamentos de Jesus do que por nós mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE!