O que significa Yeshua?

O vocábulo Yeshua é uma palavra que é originária do idioma hebraico, uma língua semítica (atualmente esse é o idioma de Israel e de comunidades judaicas distribuídas ao redor do mundo), sua tradução é equivalente a “salvação” ou ao verbo “salvar”.

Os teólogos bíblicos consideram que a expressão Yeshua corresponderia ao nome de Jesus Cristo. Contudo, esse pensamento ainda não é aceito por toda a comunidade cristã.

Por exemplo, um dos argumentos que não sustentam que Yeshua não seria o nome de Jesus é em decorrência do fato que naquele período histórico o idioma falado onde Jesus havia nascido era o aramaico.

yeshua

O aramaico é uma língua de origem semítica surgiu conforme registros históricos na região da Síria, no Oriente Médio, que com o passar do tempo serviu de base para a construção de outros idiomas como o próprio hebraico e ao alfabeto da língua árabe.

Leia também: Santa ceia do Senhor: quem estava presente e qual seu significado?

Muitos religiosos defendem que o uso da expressão Yeshua pode sim ser usada para se referir a Jesus Cristo.

Um fato interessante nesta história é que para os etimólogos (especialistas que se dedicam ao estudo da origem das palavras) que Yeshua sofreu uma modificação a partir de Yehoshua, esta palavra também de origem hebraica, foi traduzida para a língua portuguesa como significando a palavra Josué.

Por sua vez, a expressão Yeoshua tem o significado aproximado de “o eterno salva” ou “Deus é a salvação”. Para muitos estudiosos bíblicos, essa expressão faz referência a seguinte passagem do livro sagrado “… Josué surgiu como o novo sucessor de Moisés para realizar a missão de conduzir os israelenses para a terra denominada de Canaã.”

Na bíblia sagrada, Jesus, o Salvador atende pelo nome de Yeshua e em outras vezes como Yehoshua. Sendo que é importante destacar que em muitas traduções do Antigo Testamento para o idioma grego, houve a modificação dos termos, Yeshua passou a ser tratado como Yehoshua. Em seguida, para o termo lesous, foi traduzido para o equivalente em latim como lesus, e finalmente para o português assumindo a forma conhecida como Jesus.

Veja ainda: Blasfêmia tem perdão? O que significa blasfemar contra Deus?

Adicionalmente, outras palavras foram associadas à Yeshua, como a expressão “Yeshua Hamashia’ que possui o seguinte significado “Jesus Cristo, o Messias”.

Destaque-se ainda o fato que este termo que vem despertando o interesse dos estudiosos, Yeshua, se tornou um tema para a composição de várias músicas, especialmente, do segmento gospel brasileiro.

Podemos citar, o aparecimento dessas expressões em alguns trechos bíblicos, por exemplo, “O seu nome é Jesus, Yeshua, o filho de Deus, Messias salvador, Yeshua Hamashia, que estava com Deus o príncipio (João 1.1-14), repleto de graça e verdade…”

Outro momento bíblico em que o termo aparece é o seguinte: “Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. (Filipenses 2.5-11). Jesus, Yeshua, nome sobre todo nome.”

E também a seguinte passagem do livro sagrado “João 17:3. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único D’us verdadeiro, e a Yeshua Hamashiach, a quem enviaste…”

Os estudiosos bíblicos entendem que há necessidade de mais investigações para entender o processo de evolução do termo Yeshua e suas tantas variações como Yeshua Hamashiach.

Ao que tudo indica, Yeshua possui forte associação à figura de Jesus Cristo, o salvador. Passando ao longo da história por algumas variações na composição da palavra, mas sem, contudo perder seu significado central.