Ato de Contrição: veja qual é a importância e como fazer essa oração

O ato de contrição é um tipo de oração feita pelos fiéis da igreja católica a fim de expressar arrependimento por algo que tenha feito de errado.

Essa oração são feita pelos fiéis para mostrar arrependimento dos pecados e o desejo de se reconciliar com Deus e os demais membros da igreja.

Esse tipo de oração pode ser feito de forma isolada/ particular ou no coletivo perante os membros da igreja para expressar o reconhecimento dos erros.

Nesse artigo iremos mostrar algumas formas de fazer as orações de confissão, para que você entenda que existem muitas formas de se expressar no momento de se arrepender dos pecados na igreja católica.

O que é ato de contrição?

Como mencionado anteriormente, o ato de contrição é um tipo de oração capaz de expressar a tristeza e os arrependimentos dos fiéis pelos erros e pecados cometidos.

como rezar o ato de contrição tradicional

Esse tipo de oração pode ser feito de diversas maneiras, podendo ser de forma particular ou coletiva com a presença dos membros da igreja durante a missa.

No geral, as orações de confissão são feitas para expressar o quanto os fiéis estão tristes e pesarosos com os pecados cometidos. Por isso ela deve ser feita com as palavras corretas e seguindo as normas determinadas pela igreja.

Outra característica comum das orações de confissão são o fato de a tristeza expressada nas palavras precisar ser sincera e verdadeira, ou seja, ela precisa estar firmada no coração e a pessoa precisa estar pronta para se perdoar.

Qual é a oração do ato de contrição?

Existem várias maneiras de fazer a oração do ato de contrição e os modelos mais comuns serão listados a seguir para que você possa conhecer essas orações da igreja católica. Confira:

mulher rezando

Ato de contrição tradicional

O ato de contrição tradicional é dito nas seguintes palavras:

“Ó meu Deus, sinto muito por ter te ofendido e detesto todos os meus pecados, porque temo a perda do Céu e as dores do inferno, mas acima de tudo porque eles te ofendem, meu Deus, que é tudo de bom e merecedor de todo meu amor. Com firmeza, resolvo com a ajuda de Tua graça confessar meus pecados, fazer penitência e alterar minha vida. Amém.”

Ato de contrição curto

Os modelos de atos de contrição curtos podem ser feitos da seguinte maneira:

“Ó meu Deus, sinto muito pelos meus pecados porque Te ofendi. Eu sei que deveria Te amar acima de todas as coisas. Ajude-me a fazer penitência, a ser melhor e a evitar qualquer coisa que possa me levar ao pecado. Amém.”

Ato de contrição simples

As orações de ato de contrição simples são ditas com as seguintes palavras:

“Meu Deus, sinto muito pelos meus pecados de todo o coração. Ao escolher fazer o errado e deixar de fazer o bem, pequei contra Vós a quem devo amar acima de todas as coisas. Pretendo firmemente, com Sua ajuda, fazer penitência, não pecar mais e evitar o que me leva a pecar. Em Seu nome, meu Deus, tenha piedade. Amém.”

Ato de contrição pequeno

Normalmente as orações de confissão são pequenas e diretas e a grande maioria das pessoas usam palavras similares, porém com mesmo sentido e contexto. Veja:

“Ó meu Deus, sinto muito por ter Te ofendido e detesto todos os meus pecados, porque temo ao Senhor. Decido firmemente, com a ajuda de Tua graça, confessar meus pecados, fazer penitência e alterar minha vida. Amém.”

Como rezar o ato de contrição?

Agora que você já conhece algumas versões dos atos de contrição, certamente deve estar se perguntando como rezar esse tipo de oração.

ato de contrição confissão

Quando se escolhe confessar sozinho, as orações devem ser feitas sozinho. Mas, vale lembrar que a pessoa pode fazê-las na missa ou na confissão.

Antes de qualquer coisa é preciso se desculpar pelos pecados com as pessoas que julgar necessário. Feito isso, é necessário renunciar o pecado e reconhecê-lo a fim de se evitar que novos erros aconteçam.

Por último, porém não menos importante, deve-se resolver a vida e alterar tudo aquilo de errado e pecaminoso que exista e dessa forma ter um compromisso firmado com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE!